Ele é um dos componentes das membranas celulares e aparece em diversas partes do corpo, como cérebro, fígado, intestinos, coração, nervos, músculos e até na pele. É por meio dele que as células recebem alimentos e oxigênio.
No entanto, um alto índice dessa gordura no organismo é prejudicial à saúde e pode dificultar o fluxo sanguíneo em órgãos fundamentais do corpo, como o coração e o cérebro. Nesses casos, o funcionamento dos órgãos pode acabar comprometido.
O colesterol conhecido como LDL (ou colesterol ruim) é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), além de pressão alta.
Os níveis de colesterol no corpo podem ter relação com fatores hereditários e também serem influenciados por hábitos que mantemos ao longo da vida, como má alimentação, consumo em excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, falta de atividades físicas, diabetes e excesso de peso. Nesse sentido, manter uma alimentação equilibrada, com ingestão frequente de frutas, verduras e legumes e evitando alimentos industrializados, e incluir exercícios físicos no dia a dia podem contribuir para a prevenção da doença.
Na maior parte dos casos, o colesterol alto não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade de manter exames de rotina atualizados e fazer sempre o acompanhamento da sua saúde com um profissional capacitado e de confiança. Lembre-se que, quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória e eficaz tende a ser a recuperação.