Não é complicado e tampouco busca exames invasivos: a ideia é justamente identificar e prevenir possíveis doenças relacionadas ao coração, como hipertensão, doença coronariana e arritmia, por exemplo.
Fazer um check up cardiológico significa preservar a sua saúde. Para isso, você deve consultar com um cardiologista, que vai conversar e entender melhor sobre seu histórico familiar, suas lembranças em relação a possíveis dores e desconfortos, e também os seus comportamentos, como possíveis fatores de risco, entre eles diabetes, obesidade, tabagismo e colesterol alto.
Na consulta quais exames o médico vai pedir?
Além da avaliação clínica no consultório são necessários alguns exames para que seja possível identificar possíveis patologias. Os exames realizados são:
– Exames de Sangue
O cardiologista vai pedir exames laboratoriais para identificar seus níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia, e outros fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular;
– Eletrocardiograma
O ECG faz o registro gráfico das variações elétricas do seu coração. É um exame simples e muito comum, mas que ajuda a reconhecer possíveis anormalidades no funcionamento dos músculos do coração e nervos;
– Teste Ergométrico ou Teste de Força
Conhecido como “teste da esteira”, este exame ajuda a avaliar a resposta cardiovascular, com a medição da pressão arterial, frequência dos batimentos e outros fatores, a partir de situações de esforço físico. Com o Teste Ergométrico é possível identificar arritmias, avaliar a capacidade cardiorrespiratória, diagnosticar isquemia miocárdica e irregularidades na pressão arterial durante os exercícios.
É importante lembrar que somente fazendo o check up você pode fazer a descoberta precoce de doenças, o que possibilita a prevenção e os cuidados necessários. As doenças do aparelho cardiovascular são identificadas com a realização dos exames, avaliando também toda a qualidade de vida do paciente, orientando para controle dos fatores de risco. Fazer exames de check up faz parte do processo de medicina preventiva!
Vale lembrar que, quando existe histórico familiar de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto ou diabetes, a recomendação é que o check up cardiológico seja feito no início da vida adulta, a partir dos 20 anos de idade, com frequência anual.
Porém, se você já tem alguma doença, é importante ficar atento. Pacientes que tenham alguma doença cardíaca sabidamente devem fazer exames mais frequentemente, na média, de seis em seis meses, assim como avaliações mais criteriosas para prevenir. Estando em dúvida, marque hoje mesmo uma consulta com o cardiologista, somente a partir desse primeiro passo será possível identificar possíveis sintomas e aumentar sua qualidade de vida e bem-estar!